• Clínica Arana - Oftalmologia, Dermatologia e Parapsicologia em Curitiba

Cirurgia de Catarata Curitiba

A catarata é na maioria dos casos uma condição natural, relacionada principalmente ao envelhecimento do olho. Assim como a derme (pele) os olhos sofrem desgaste com o passar dos anos, uma área em especial chamada cristalino também é afetado.

O cristalino é uma parte do olho, responsável pela transparência ou luminosidade da visão, essa estrutura, é como se fosse uma espécie de lente natural do olho, e quanto mais transparente for, melhor e o resultado da imagem.

Como a catarata afeta diretamente o cristalino, deixando-o opaco a visão torna-se turva (embaçada), prejudicando a acuidade visual do paciente (visão), se não for tratada a catarata pode ocasionar a cegueira, sendo considera pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a maior causa de cegueira reversível no Mundo.

Felizmente a catarata tem cura e essa se dá através da cirurgia, o procedimento é rápido, porém exige técnica, exames pré operatórios de qualidade, equipamentos avançados e sobretudo uma lente intra ocular que atenda as necessidades do paciente.

A cirurgia consiste basicamente na remoção do cristalino, através de um processo conhecido como facoemulsificação, que pode ser associado ao uso do laser femtosgundo obtendo um resultado ainda melhor e mais preciso. Após a remoção do cristalino com catarata, é feita a substituição por uma lente intra-ocular, que irá cumprir papel similar ou superior ao cristalino.

Existem lentes intra-oculares que podem deixar a visão do paciente ainda melhor, devido as suas características técnicas, evidente que a escolha da lente intra ocular, está condicionada  a diversos fatores, como expectativas do paciente, necessidades do paciente, aconselhamento clinico do médico, exames oftalmológicos, cobertura do convenio, entre outros.

O importante é que o tratamento seja o mais adequado, para cada paciente com resultado satisfatório e uma visão melhor.