• Clínica Arana - Oftalmologia, Dermatologia e Parapsicologia em Curitiba

INJEÇÃO INTRA VÍTREA EM CURITIBA

O que são Injeções Intra Vítreas?

A injeção de medicamentos intra-ocular é o tratamento para algumas doenças do olho. Algumas doenças como a Retinopatia Diabética e a DMRI favorecem o crescimento de NEOVASOS comuns em processos inflamatórios. Estes vasos algumas vezes podem crescer próximos a retina, causando redução visual e em alguns casos levanto a cegueira.

injecao intravitrea curitibaA retina é uma parte do olho que tem a função de levar as imagens que são captadas pela visão para o cérebro. É pela retina que a luz é convertida em sinais elétricos e decodificada pelo cérebro, formando as imagens. Todo o processo, desde a captação da luz até a formação da imagem pelo cérebro ocorre quase que instantaneamente. A retina trabalha incessantemente, possibilitando a visão.

Desta forma, a injeção intra-ocular visa injetar remédios dentro do olho para inibir o crescimento destes NEOVASOS que crescem próximos à retina.

O processo que visa inibir o crescimento dos NEOVASOS é chamado de ANTI-VEGF (Fator de Crescimento Endotelial Vascular), isto por que VEGF A é a molécula produzida dentro do olho que permite o crescimento dos NEOVASOS.

Um grupo de medicamentos utilizados nas injeções intravítreas para neutralizar o fator de crescimento da molécula VEGF A é chamado de RANIBIZUMABE.

Atualmente, as injeções intra-vítreas são o maior avanço tecnológico para tratar doenças de retina.

Nos últimos anos terapias ANTI-VEGF foram desenvolvidas com capacidade para bloquear o crescimento de NEOVASOS que contribuem para o  desenvolvimento da DMRI (Degeneração Macular Relacionada a Idade) que pode provocar a perda da visão.

Como funciona o tratamento?

O tratamento com injeções intra-vítreas consistem na aplicação de medicamentos no olho portador da doença. O procedimento é cirúrgico e indolor, pois é feito com anestesia local.

Em grande parte dos casos, será necessário mais de uma aplicação dos medicamentos. A quantidade de injeções intra-vítreas necessárias para o tratamento varia de pessoa para pessoa. Estudos apontam que tratamentos que duraram em média dois anos tiveram melhor resultado e melhor acuidade visual.

O paciente pode voltar para casa logo após o procedimento, porém será necessário um acompanhante.

Em alguns dias o paciente já poderá voltar às atividades do quotidiano.

O Dr. Luis Augusto Arana é especialista em Retina e atende no Hospital de olhos do Paraná, onde realiza injeções intra-oculares e tratamento para outras doenças de Retina, utilizando equipamentos de última geração, com uma equipe treinada e especializada em cirurgias oftalmológicas.