• Clínica Arana - Oftalmologia, Dermatologia e Parapsicologia em Curitiba

Tratamento para tumor ocular em curitiba

TUMOR OCULAR - CÂNCER OCULAR CURITIBA

O olho é um órgão que também pode ser acometido por diversos tumores ou cânceres.

Os tumores podem se desenvolver no próprio olho (chamados de tumores primários), ou em caso de metástase de tumor vindo de outro órgão ou parte do corpo.

Apesar de ser bastante raro o câncer no olho, ele pode acometer qualquer idade, desde recém-nascidos até jovens, adultos e idosos.

Existem diversos tipos de câncer ocular. Dentre eles, o mais frequente registrado pela medicina é o melanoma de coróide. Este tumor maligno afeta todas as idades, mas é mais comum em adultos.

Tipos de Tumor Ocular

O Melanoma de Coróide é considerado o tumor ocular mais comum. Acomete principalmente adultos.

O melanoma pode ocorrer em diferentes regiões oculares, sendo a coróide a região mais frequente. A coróide é uma camada vascular localizada na parede do globo ocular que fica entre a esclera (parte branca do olho) e a retina.

A coróide não é uma região visível a olho nu. Por isso é necessário realizar a dilatação da pupila e utilizar equipamentos especiais para o diagnóstico.

A ocorrência anual deste tumor é em média de 5 casos para cada um milhão de habitantes.

O Melanoma de Coróide ocorre com mais frequência em pessoas com pele clara com mais de 50 anos.

melanoma de coroide câncer

Sintomas

Os principais sintomas do Melanoma de Coróide são a percepção de pontos luminosos e queda de visão. Em alguns casos, o tumor se desenvolve sem sintomas, sendo detectado apenas em exames de rotina.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser realizado através do mapeamento de retina. Este exame visa a avaliação do fundo do olho. Para isso, o médico irá utilizar equipamentos modernos.

Exames complementares para o diagnóstico também podem ser solicitados, como a ultrassonografia do globo ocular, ressonância nuclear magnética e angiofluoresceinografia.

Através da corrente sanguínea, o Melanoma de Coróide pode ocasionar metástase em outros órgãos do corpo como o pulmão e o fígado, por exemplo. Por isso, após o diagnóstico da doença, será necessário realizar exames de rotina para o acompanhamento do paciente.

Tratamento

O tratamento do melanoma de coroide visa o controle da lesão tumoral, com objetivo de preservar os tecidos que ainda não tenham sido afetados. O tipo de tratamento depende diretamente do tamanho em que se encontra o tumor, idade do paciente, localização do tumor, saúde do paciente, entre outros fatores.

Nas lesões pequenas, quando inativas, estas podem ser observadas e acompanhadas. No caso de melanomas pequenas e médios, a opção mais utilizada é a termoterapia transpupilar (laserterapia) e braquiterapia ocular (radiação).

Nos casos de tumores grandes onde já ocorre a perda de visão, geralmente é indicada a retirada do globo ocular (enucleação). Para estes casos, podem ser utilizados implantes intracavitários durante a cirurgia, para reposição do volume perdido no procedimento da remoção do globo ocular. Os implantes possibilitam resultados estéticos bastante natural.

O Retinoblastoma é um câncer que acomete as células da retina. Este tipo de tumor ocorre principalmente em crianças desde os primeiros meses de vida até 5 anos de idade.

Estimativas indicam que uma a cada 15 mil crianças são acometidas por este tipo de câncer.

Este tipo de câncer pode ser observado a olho nu, através do reflexo branco da pupila, popularmente conhecido como ‘olho de gato’. Este tipo de câncer é de origem genética e ocorre devida uma mutação de um gene específico do cromossomo 13.

Retinoblastoma Infantil

Retinoblastoma

Cerca de 10% dos casos são causados por questões hereditárias. Os demais casos são de origem desconhecida pela medicina. O câncer pode ocorrer desde o nascimento da criança até os 5 primeiros anos de vida, podendo atingir ambos ou apenas um olho.

O Retinoblastoma pode ser percebido ao tirar uma foto com flash. Uma vez que a luz do flash incide nos olhos, um ponto branco na pupila semelhante ao ‘olho de gato’ pode aparecer, revelando o reflexo luminoso sobre o tumor. Neste caso, é necessário buscar um especialista o quanto antes para o diagnóstico e tratamento.

Este câncer pode evoluir e se expandir até a região cerebral, podendo ser fatal. O tratamento e resultados dependem do estágio em que foi diagnosticado o tumor.

Tratamento

O tipo de tratamento vai depender do tamanho em que o tumor se encontra:

  • Os tumores pequenos são tratados com laser
  • Tumores de tamanho medio são tratados com braquiterapia, laser e quimioterapia
  • Tumores em estágios mais avançados, na maioria dos casos, são tratados através da remoção do globo ocular

Em casos em que o tumor já tenha afetado o sistema nervoso central utiliza-se a radioterapia e quimioterapia.