DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA A IDADE (DMRI) CURITIBA
A Degeneração Macular Relacionada à Idade é uma doença progressiva que age de forma silenciosa. A doença é a principal causadora da cegueira em todo o mundo em pessoas com mais de 60 anos, segundo o National Institutes of Health.
A doença se manifesta através da degeneração da mácula, a região da retina que é responsável por captar imagens, cores e detalhes centrais da visão.
Sintomas da Degeneração Macular Relacionada a Idade
A DMRI se manifesta inicialmente através de dificuldade da visão central e desconforto na vista afetada, o que geralmente é confundido com processo de enfraquecimento da visão devido a idade.
A doença também pode passar desapercebida por muito tempo, uma vez que apenas um olho afetado será compensado pelo outro olho que não sofre da doença. Contudo, com o passar do tempo, uma mancha escura irá se formar na visão central do olho afetado, e o portador irá perceber o problema. Além da mancha escura, as imagens do olho afetado passam a ficar distorcidas e embaraçadas.
Se não tratada precocemente, a degeneração macular relacionada a idade pode causar prejuízos para o paciente, interferindo na qualidade de vida, dependência de familiares e, no pior dos casos, a cegueira irreversível. Por este motivo é fundamental com o passar da idade, realizar exames de rotina com um especialista em retina.
Causas da DMRI
Com avanço da idade ocorre a degeneração da mácula, porém, os motivos que levam a este tipo de degeneração ainda são desconhecidos pela medicina.
Existem também fatores que agravam e aumentam as chances do desenvolvimento da doença, tais como:
- Predisposição Genética
- Olhos claros e pele clara possuem mais sensibilidade e maiores chances de desenvolver a doença com a idade
- Segundo Dr. Jayme Arana, especialista em DMRI e Retina na Clínica Arana, os fumantes tem 650% mais chances de desenvolver a doença do que pessoas que não fumam. Isto por que, o cigarro pode causar oxidação dos tecidos da retina
- Algumas doenças também são fatores de risco: obesidade, hipertensão arterial, diabetes e colesterol
Tipos de DMRI
Existem dois tipos de Degeneração Macular Relacionada à Idade: A DMRI Seca e a DMRI úmida
Tratamentos para DMRI
Tratamento para DMRI seca
Este tipo de DMRI, apesar de ser o tipo de menor risco, não possui tratamentos específicos, mas segundo especialistas em retina, algumas alternativas que podem ajudar a reduzir o desenvolvimento da doença, tais como:
- Controle de doenças de risco
- Uso de vitaminas que podem ser receitadas por um especialista
- Largar do cigarro e todas as formas de tabagismo
Tratamento para DMRI úmida
Existem tratamentos eficientes que evitam o desenvolvimento da DMRI úmida. Estes tratamentos, além de evitar a progressão da doença, em alguns casos podem recuperar parcial ou totalmente a visão perdida.
O tratamento pode ser realizado através da fotocoagulação a laser, que visa reduzir a progressão da doença. Entretanto, a fotocoagulação não recupera a visão perdida.
A partir do ano de 2008 no Brasil uma classe de medicamentos passou a ser utilizada. Estes medicamentos atuam diretamente nos agentes causadores do DMRI.